Indicadores de Desempenho na Gestão dos Negócios



O mundo dos negócios atual vem se desenvolvendo muito nessa era de inteligência artificial, fazendo com que seus processos sejam mais otimizados, estruturados e eficientes. Com isso, a competitividade cresce ainda mais e as empresas precisam se adaptar para sobreviver nesse mercado que muda a cada dia. Com isso, muitos gestores tem buscado ferramentas que auxiliam nas tomadas de decisões para que essas sejam precisas e assertivas, pois agir de forma intuitiva é colocar em risco tudo o que foi construído no negócio.

Para que as decisões sejam mais precisas, é necessário ter um controle do negócio. Acompanhar, avaliar, analisar tudo que está acontecendo dentro de cada processo e mensurar todos os resultados de forma a verificar se os objetivos realmente foram atingidos, além de proporcionar melhorias continuas nas atividades.

Tudo isso, pode ser realizado através dos indicadores de desempenho, os famosos KPI (key Performance Indicator), que tem como objetivo mensurar e avaliar continuamente a evolução de cada processo da empresa, acompanhando e controlando se tudo está sendo cumprido conforme os objetivos.  Por isso, cada indicador deverá ter uma meta que seja diretamente ligada com os objetivos e planejamentos da empresa em um determinado período.

Os indicadores de desempenho servem como uma ferramenta de apoio a gestão, utilizado para compreensão de todos os processos e os resultados que estão sendo atingidos. Analisando falhas, processos inadequados, rotinas truncadas, e entre outros fatores que podem surgir dentro das atividades. Ter um controle disso, é poder obter melhorias continuas nos processos e atingir os objetivos esperados sem perder a qualidade.

Importante ressaltar, que não se pode confundir os indicadores de desempenho com apenas um instrumento de cobrança, é necessário compreender e passar para a equipe a importância de se ter um controle dos processos e corrigir o que está inadequado.  Toda a empresa que está em fase de evolução e crescimento, exigi mais dos seus integrantes. Para que tudo ocorra de forma saudável, é necessário mostrar a importância dos indicadores em todas as atividades e assim, a empresa trilhe um caminho sólido e continuo para seu desenvolvimento.

Claro, que é preciso limitar a quantidade de indicadores de desempenho, pois evita que esses tornem tomadores de tempo e dedicação excessiva dos seus responsáveis. É necessário avaliar quais as atividades são mais relevantes e que precisam de uma prioridade dentro dos departamentos. E isso vai depender muito do que a empresa busca e tem mais necessidade. Não é uma receita, é preciso que as métricas estejam de acordo com a realidade do negócio.

A contratação de um serviço de consultoria poderá facilitar as empresas na elaboração e controle dos seus indicadores de desempenho. Ter apoio de profissionais externos é ter mais conhecimentos para avaliar os dados e identificar o que pode ser feito para atingir os objetivos.

A empresa conseguirá manter um fluxo de trabalho com alta performance, melhorando continuamente seus processos por meio de análises bem estruturas e precisas. Dessa maneira, a empresa se desenvolverá e manterá alinhada com todas as tendências do mercado.

A Math Analytics pode ajudar a gerenciar e elaborar os indicadores de desempenho que sua empresa necessita. Entre em contato. Juntos podemos atingir as metas.




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