Planejamento Anual



Estamos começando o ano e você já realizou o planejamento anual da sua empresa?

Ter um planejamento anual é ter a possibilidade de reavaliar a empresa, verificar os resultados, falhas do ano anterior e preparar estratégias para os próximos desafios no negócio. 
Com isso, você tem uma visão maior de tudo o que está acontecendo e aonde quer chegar. Facilitando a definição de metas e passos para conseguir atingir os objetivos.
Para realizar o planejamento anual, primeiramente, é necessário fazer um balanço do ano anterior. Verificando todas as ações que foram realizadas e os impactos que trouxeram para o negócio. Realizar perguntas como por exemplo, se as metas foram atingidas? Como foi o faturamento comparado com anos anteriores? As estratégias realizadas foram positivas? Como foi o relacionamento com os clientes? Qual foi o desempenho dos funcionários? As melhorias internas foram positivas? Os resultados são satisfatórios? O que é necessário melhorar?; e entre outras informações que são importantes para realizar um levantamento de tudo o que se passou.
Após, feito essa análise, o próximo passo é fazer um estudo do mercado. Verificar tendências, crescimentos, inovações e o que pode impactar no seu negócio. Não esquecendo de analisar sobre previsões de inflações, variação cambial, taxas de juros, por exemplo.
Depois de realizado a análise do ano anterior e o estudo do mercado, você terá informações para realizar seu planejamento anual. À seguir alguns passos que podem ser seguidos para realizar seu planejamento.

1. Defina Metas

É hora de colocar seus objetivos no papel. Onde quer chegar nesse ano? Qual o faturamento ideal que quer atingir?. A definição das metas deve começar com os objetivos macros da empresa, que são os mais importantes para o negócio como faturamentos, vendas, participação no mercado.
Após isso, definir metas para cada departamento, gestor e equipe dividindo as tarefas para atingir o objetivo comum, pois todas as metas precisam estar alinhadas e serem coerentes com o que se quer atingir.

2. Projete cenários

Crie situações envolvendo possibilidades tanto positivas quanto negativas para diminuir riscos. Importante verificar através do histórico da empresa e do estudo de mercado para analisar situações que podem acontecer. 
Além disso, definir medidas proativas e reativas para cada cenário é essencial para se preparar com os riscos que podem surgir.

3. Orçamento

Estabelece um orçamento anual de acordo com as metas definidas. Elabore um cronograma de todas as ações que serão realizadas durante o ano, prevendo todas as saídas financeiras e os impactos que isso pode acarretar no fluxo de caixa da empresa.

4. Calendário

Explore o calendário de acordo com os objetivos que quer atingir no ano. Programa cada atividade, marcando datas e planejando ações especiais. 
Com essa visualização ficará mais simples para executar as metas a serem atingidas.

5. Equipe

Revise todas as responsabilidades e desempenho de toda sua equipe para estruturar as ações e desafios do ano. Analisando possíveis contratações e parcerias importantes para o crescimento do negócio.
Alinhe com as metas o que será necessário para que o funcionário consiga cumprir. Programe cursos, treinamentos e motivações para envolver toda a equipe no ambiente da empresa.

6. Prazos para avaliação

Todo o planejamento é necessário acompanhar e avaliar constantemente. Procure definir prazos e datas para avaliar o que está sendo cumprido e o que falta para atingir os objetivos. Atualizando informações e dados importantes do documento, buscando sempre o melhor caminho para conseguir atingir os objetivos.

7. Documentar

Após, definido e concluído o planejamento anual, é necessário documentá-lo e ser compartilhado com toda a empresa de modo que todos fiquem ciente das metas e os objetivos que a empresa quer atingir.

Ter um planejamento anual é deixar claro tudo o que se quer atingir. Traçar planos e ações é o caminho para o sucesso e melhorias continuas no negócio. Não deixe de planejar!! 















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Indicadores de Desempenho na Gestão dos Negócios