Mercado das Flores e Plantas Ornamentais: Segmento visa crescimento

 O mercado das flores e plantas ornamentais vem se desenvolvendo e crescendo a cada ano. Mesmo, com as crises econômicas e do desemprego, o setor planeja ter um crescimento entre 7% e 8% neste ano em relação ao ano passado.  Segundo um levantamento da IBRAFLOR as vendas ao consumidor final poderão chegar cerca de R$ 8 bilhões. Somente em Holambra, por exemplo, que tem cerca de 45% do mercado de flores no Brasil, a tendência é crescer 10% nos negócios.
 Atualmente, o Brasil conta com uma área total de cultivo de cerca de 15 mil hectares. Mais de 8 mil produtores, onde a maior área de produção está concentrada nas regiões Sul e Sudeste, sobretudo, nas cidades de Atibaia e Holambra, no interior de São Paulo. Mas também, tem diversos polos produtivos nas regiões Nordeste e Centro-Oeste que estão se destacando e impulsionando a produção e o consumo de flores no país ao longo dos próximos anos.
 Os motivos desse crescimento têm relação com a grande variedade de novidades trazidas pelo exterior, com cores e formatos diferenciados, diminuindo o custo para o produtor e colocando no mercado com preços mais baixos. Outro motivo é pelo aumento de vendas de flores em supermercados com preços acessíveis. O que antes apenas se encontrava em floricultoras, hoje o consumidor final tem mais facilidades em localizar as flores e plantas ornamentais, não somente em supermercados de grande porte, mas também nos pequenos e médios.
 Também, a produção em ambientes protegidos, em estufas ou em áreas de telado, favoreceu o crescimento do setor. Com isso, é possível controlar melhor a temperatura e a umidade durante todo o ano.
 As tendências desse mercado são as ideias sustentáveis que facilitam a produção e atraem cada vez mais os consumidores. Muitas produções usam tipos de substratos que absorvem melhor a água, fazendo com que o consumo seja menor. Além disso, existem alguns vasos plásticos que ambientalmente não tem tanto problema para se degradar.
 Vale ressaltar, que também muitas tecnologias nesse mercado estão surgindo para facilitar ainda mais a produção e a gestão do negócio para os produtores.

Alguns produtos mais vendidos:

Top 5 em flores de corte:
Top 5 em plantas em vasos:
1) Rosas
1) Phalenopsis
2) Alstroemerias
2) kalanchoês
3) Lírios
3) Anthurium
4) Crisântemos
4) Lírios
5) Gipsophilas
5) Begônias

O mercado de flores apresenta um grande potencial a ser explorado e a cada ano vem se desenvolvendo e se destacando ainda mais.  






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Planejamento Anual

Indicadores de Desempenho na Gestão dos Negócios